Objetivos

Disseminação de informação e conhecimento, através da realização de ações de comunicação e sensibilização da população para as alterações climáticas, de forma a promover o reforço das capacidades individuais da adaptação às alterações climáticas no território da CIM Região de Coimbra;
Divulgar, para o território da CIM Região de Coimbra, os cenários, as vulnerabilidades e os riscos das seguintes áreas temáticas: agricultura; biodiversidade; economia; energia; florestas; saúde; segurança pessoas e bens; transportes e comunicações; e zonas costeiras;
Envolver a comunidade escolar nas ações de comunicação e sensibilização para as alterações climáticas, de forma a promover a consciencialização do público escolar para a adaptação às alterações climáticas;
Contribuir para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e para a execução do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM Região de Coimbra.
Ação Município
Esta atividade irá chegar aos 19 Municípios que constituem a CIM Região de Coimbra, perspetivando-se o contacto mínimo, direto, com cerca de 50 000 habitantes, num universo de 460 139 habitantes, nos 2 anos de atividade do projeto. As Ações Município centram-se numa tenda itinerante que percorre os 19 Municípios da CIM Região de Coimbra com uma exposição didática e interativa sobre as Alterações Climáticas e os seus impactos nos vários setores, na Região de Coimbra, previstos no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Esta ação é destinada ao público em geral, que para além da exposição, também integra vídeos, jogos didáticos e interação com a mascote do projeto. A população receberá informações sobre o projeto em formato de folheto informativo, de forma a contribuir para o estudo continuado destas matérias e promover o debate familiar sobre as alterações climáticas.

Ação Escolas
Considerando que os jovens são o nosso futuro, é importante sensibiliza-los para os impactos das alterações climáticas e quais as boas práticas a adotar para minimizar os riscos associados às mesmas. O projeto integra ações destinadas aos alunos do 1º,2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário/Profissional. No ano letivo de 2018/2019 o projeto já dinamizou ações em várias escolas dos 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, contabilizando um total de 324 turmas e 6898 alunos que assistiram à sessão de sensibilização para as alterações climáticas.
Estas ações com os alunos são constituídas por:
- uma apresentação didática sobre as alterações climáticas
- visionamento de vídeos adaptados ao nível de ensino
- participação em jogos didáticos
- distribuição de material promocional e didático (desdobráveis, cadernos de colorir e cadernos de atividades)
- entrega de uma garrafa reutilizável para promover a redução do plástico
- interação com a mascote do projeto – o Bolotas.
Para o professor o projeto disponibiliza material de base, como incentivo à realização de atividades didáticas sobre as alterações climáticas, garantido a continuidade no tempo da temática.

Ação Praia
As Ações Praia realizam-se durante o Verão, para um público em geral. A população receberá informações sobre o projeto em formato de folheto informativo, de forma a contribuir para o estudo destas matérias, promovendo o debate familiar sobre as alterações climáticas. Serão também sensibilizadas para vários fatores típicos da época, como as ondas de calor, temperaturas extremas, os incêndios, entre outros.
A Associação Bandeira Azul da Europa acompanha estas ações, sensibilizando também para as questões lixo marinho que é encontrado nas praias: as origens deste, os impactos que terão ao nível ambiental e as formas de prevenção, de forma a evitar os mesmos. Estas ações serão feitas em Praias marítimas e fluviais dos 19 Municípios da CIM Região de Coimbra.

Ação na Área da Saúde Pública
As Ações de Saúde Pública consistem na realização de formações destinadas aos responsáveis de instituições públicas e privadas que mantenham cuidados de proximidade com grupos de risco, nomeadamente, crianças, idosos, grávidas, portadores de deficiência, entre outros. Estas ações, desenvolvidas com a colaboração da ARS-Centro e INEM, têm o objetivo de comunicar e sensibilizar estes responsáveis para as boas práticas a adotar face às consequências das alterações climáticas na saúde humana, mais propriamente, para estes grupos específicos da população, garantindo a igualdade de oportunidades no acesso à informação.