O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra reuniu no dia 14 de maio de 2020, onde aprovou por unanimidade a alteração ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da CIM Região de Coimbra.
Recorde-se que o PAMUS, apresentado publicamente fevereiro de 2016, é um documento que aposta na criação de ciclovias, vias pedonais e transportes públicos, incluindo o Sistema de Mobilidade do Mondego, na intermodalidade com os outros meios de transporte e num sistema de bilhética comum a todo o território. O PAMUS pretende reforçar a eficiência do transporte de pessoas e bens, a reconversão para modos de transporte mais limpos e eficientes, a garantia de um sistema de transportes e acessibilidade inclusivo, a redução dos impactos negativos do sistema de transporte ao nível da saúde e segurança e a diminuição da poluição atmosférica, sonora, das emissões de gases com efeito de estufa e do consumo energético. O documento refere as prioridades ao nível da mobilidade na Região de Coimbra.
A alteração ao PAMUS agora aprovado visa a inclusão de novos projetos neste plano, como são exemplos a Ecovia do Mondego de Prolongamento da Ecopista do Dão, a Ecopista no Antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz, a Eurovelo 1- Rota da Costa Atlântica na CIM-RC, o Elevador do Mercado D. Pedro V ou Elevador Escadas Monumentais em Coimbra, mantendo inalterados os objetivos macro do plano.
A versão consolidada do PAMUS pode ser consultada aqui, estando aberta à participação pública até ao próximo dia 31 de maio, através do envio de contributos para o e-mail geral@cim-regiaodecoimbra.pt.
O PAMUS da CIM Região de Coimbra é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.