

A Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou, hoje, por unanimidade, o orçamento e o Plano de Atividades para 2026-2030, documento que estabelece as prioridades e os investimentos previstos para os próximos anos. Com uma dotação de 33.705.000,00 milhões de euros, o documento reforça a aposta na mobilidade e nos transportes, consolidando projetos estruturantes como o SIT Metropolitano e o SIT Flexi.
Adicionalmente, o plano abrange áreas transversais aos 19 municípios — da proteção civil à transformação digital e turismo — colocando o foco na execução dos projetos financiados e da ITI (Investimento Territorial Integrado) no quadro do Portugal 2030.
A proposta de Orçamento e Plano de Atividades tinha sido aprovada, previamente, em reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no passado dia 11 de dezembro.
Durante a Assembleia, foi também eleita a nova mesa, com José Brito (Pampilhosa da Serra) como presidente, José Carlos Alexandrino (Oliveira do Hospital) como vice-presidente, e André Melo (Mealhada) como secretário.
Luís Marinho, presidente cessante, foi ainda homenageado pela sua dedicação à presidência da Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra com uma visão estratégica, em prol da coesão territorial. A sua liderança construtiva e inegável paixão pela Região de Coimbra deixam uma marca indelével na história da Assembleia e do Território.
Sobre o orçamento e plano de atividades, José Brito, presidente da Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, destacou que “esta proposta assegura a continuidade de um trabalho estruturado, essencial para que os municípios operem com maior eficácia e articulem projetos vitais para a região. O nosso compromisso mantém-se na prestação de melhores serviços e no reforço da coesão territorial, apresentando um orçamento que prepara a instituição para enfrentar os desafios futuros com resultados mensuráveis para os cidadãos.”
Jorge Brito reeleito secretário executivo
Os membros da Assembleia Intermunicipal aprovaram também, por maioria, a manutenção de Jorge Brito nas funções de Primeiro Secretário Executivo Intermunicipal. A proposta de continuidade, já anteriormente ratificada por unanimidade pelo Conselho Intermunicipal, confirma a solidez do trabalho desenvolvido e garante a estabilidade na liderança executiva da CIM para o próximo período.
Ao comentar a escolha do Secretário Executivo, José Brito reiterou a confiança em Jorge Brito, descrevendo-o como alguém com provas dadas e uma longa experiência, cujas capacidades técnicas e sentido de responsabilidade asseguram o sucesso e a excelência no exercício das suas funções.
Por sua vez, Jorge Brito agradeceu a renovação da confiança e sublinhou o seu compromisso regional: “É um orgulho continuar a trabalhar em prol dos 19 municípios da CIM Região de Coimbra. Nos próximos quatro anos, manteremos a prioridade na execução de projetos fundamentais para tornar o nosso território mais competitivo e unido. Contem sempre com a minha total disponibilidade. Servir esta Região é, para mim, uma enorme satisfação”.