logo-novoLogoCIM-stickylogo-novologo-novo
  • CIM RC
    • A CIM RC
      • Quem somos
      • Mensagem
      • Órgãos
      • Serviços
      • Canal de denúncias
      • RGPD
    • O que fazemos
      • Mobilidade e Transportes
        • Sistema de Informação ao Público
        • Região de Coimbra + PROXIMIDADE
        • Autoridade de Transportes
        • PriMaaS
        • CISMOB
        • EMBRACER
        • RESONANCE
        • Estudos e Planeamento
        • Tarifários
        • Estudo viabilidade expansão SMM
      • Ambiente e Sustentabilidade
      • Assistência Técnica
      • CGEO – Centro de Competências Geoespacial
      • Cultura
      • Educação
      • Empreendedorismo
      • Europe Direct
      • Formação
      • Infrações Rodoviárias
      • Modernização administrativa
      • Planeamento
      • Proteção Civil e Florestas
      • Social
      • Turismo
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos concursais dirigentes
      • Procedimentos concursais comuns
        • Documentação útil
        • Em curso
        • Terminados
      • PEPAL
      • Regulamentos
      • Mapa de Pessoal
    • Documentação
      • Documentos Estratégicos
      • Atas
        • Assembleia Intermunicipal
        • Conselho Intermunicipal
        • Conselho Estratégico (CEDI)
      • Editais
      • Financeira
      • Transferência de Competências
      • Outros documentos
    • Agenda
    • Comunicação
      • Notícias
      • Clipping
  • Viver
    • População
    • Educação
    • Serviços
  • Visitar
    • O que visitar
    • Viagem dos Sentidos
  • Investir
    • Dinâmica Empresarial
    • Talento
    • Incentivos
    • Espacos de teletrabalho ou coworking
    • Espaços de acolhimento empresarial
    • Estruturas de Apoio ao Investimento
    • Rede de Apoio
  • Português
  • Français
  • English
C. ComprasCIMDOCSPGeográficoS.Online
  • Home
  • Bibliotecas
  • Inês, a mascote da região de Coimbra que incentiva os jovens à leitura
Sessão pública de apresentação do livro “Inês – a inventora de profissões”
18 Novembro, 2020
CIM RC e Municípios capacitam operadores com a formação de marinheiro
20 Novembro, 2020

Inês, a mascote da região de Coimbra que incentiva os jovens à leitura

20 Novembro, 2020
Categories
  • Bibliotecas
  • Educação
  • Notícias
Tags

“Inês, a inventora de profissões” foi o livro apresentado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, numa sessão pública online que contou com a presença dos autores, escritor Pedro Seromenho, e da ilustradora, Zita Pinto. Esta obra foi escolhida para os alunos do 1.º ciclo no âmbito da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá no dia 16 de abril de 2021, e que conta com a organização da Biblioteca Municipal da Mealhada.

«Uma das prioridades estratégicas em termos de políticas educativas ao nível do 1.º ciclo de escolaridade é a promoção das competências de leitura, de forma a potenciar o sucesso escolar. É nesse sentido que a CIM Região de Coimbra, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, e a Rede de Bibliotecas de Escolares dão agora este passo, desenvolvendo elos de informação e de transformação, que visam a promoção da literacia no território da Região de Coimbra», afirmou Carlos Monteiro, vice-presidente da CIM região de Coimbra.

Este livro nasceu da vontade e desejos dos promotores de excelência da leitura no território, as bibliotecas públicas, desenvolverem o potencial das crianças da Região de Coimbra, dando a oportunidade de explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante mudança.

Segundo Manuela Pragana Silva, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, «desde a génese das bibliotecas escolares, em 1996, que existe a preocupação de fortalecer modos de contacto e a rede e, com a parceria das Comunidades intermunicipais, isto ganha uma outra dimensão que é crucial para as bibliotecas escolares. Temos elos de ligação muito importantes, nomeadamente na área parental e inovação”.

Por sua vez, as coordenadoras da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, Paula Silva e Paula Gonçalves, destacaram a importância desta obra infantojuvenil para a promoção de leitura, sobretudo entre os mais jovens, realçando que «todos juntos estamos a atuar na promoção da literacia».

A Inês é a jovem mascote do projeto de educação promovido pela CIM Região de Coimbra – o “Realiza.te – e que desafia, desde 2016, os pequenos empreendedores do 1.º ciclo da nossa Região a criar histórias e jogos didáticos e lhes dá a conhecer o nosso território na companhia de amigos que a visitam, ganha assim nova roupagem e novos desafios, procurando-se adaptar ao perfil dos alunos do século XXI.

«Estamos numa altura em que precisamos de reinventar o mundo e, este livro, tem uma componente motivacional que pode incentivar as crianças a verem o mundo e os seus sonhos de outra forma», salientou Pedro Seromenho, destacando que este livro criativo é, sobretudo, para ser trabalho com as crianças através da sua imaginação. «Nós, quando sonhamos e quando amamos o que fazemos, podemos fazer o que quisermos. Para isso temos de nos empenhar e divertir e, quando assim é, tudo acontece de forma mágica», concluiu.

Esta ação foi realizada no âmbito do projeto “Realiza.te”, cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu, que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens.

Share
0

Related posts

15 Outubro, 2025

Região de Coimbra tem incentivos até 25 mil euros para micro e pequenas empresas na área do comércio e serviços


Read more
10 Outubro, 2025

Serviço de transporte flexível da Região de Coimbra é referência para oito países


Read more
8 Outubro, 2025

CIM Região de Coimbra abre candidaturas para apoiar empresas nos setores do Comércio e Serviços


Read more
29 Setembro, 2025

Parceria Europeia “Water Sensitive City” publica oficialmente o seu Orientation Paper


Read more
29 Setembro, 2025

CONFERÊNCIA RETHINK | 20 OUTUBRO | COIMBRA


Read more
17 Setembro, 2025

Região de Coimbra dá o pontapé de saída para um futuro mais verde com o projeto europeu RESONANCE


Read more
© 2017 Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
    [contact-form-7 id="5048" title="Formulário contacto Pop"]