O
Programa INTERREG EUROPE tem como principal objetivo contribuir para a melhoria na implementação de políticas e programas de desenvolvimento regional, em particular dos Programas para o Investimento no Crescimento e Emprego e dos Programas da Cooperação Territorial Europeia.
A visão principal do projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility) consiste em potenciar a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na mobilidade urbana e regional como forma de promover a redução da pegada de carbono através de uma otimização na eficiência do sistema de transportes.
Neste contexto, atendendo ao problema identificado (relacionado com o uso excessivo do transporte individual que é usado em 70% das deslocações casa-trabalho, um valor superior à média nacional), uma das oportunidades passa pelo uso de novas tecnologias de comunicação no serviço de transporte público de passageiros.
Assim, o projeto CISMOB pretende a implementar uma ação-piloto, que contempla um conjunto de tarefas, incluindo a implementação do um protótipo. O protótipo consiste na disponibilização de informação em tempo real relacionada com transporte público, nomeadamente a disponibilização de informação em tempo real nas paragens do serviço público de transporte de passageiros, com base em dispositivos embarcados nos veículos afetos ao serviço público, entre outras ações.
Foi submetido ao programa INTERREG EUROPE o projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility), que integra um conjunto de cidades e regiões de características heterogéneas, sendo a Universidade de Aveiro o parceiro líder e coordenador do projeto e a CIM-RC assume aqui um papel de apoio e cooperação na implementação do ação piloto que o projeto contempla, atendendo às competências da CIM RC na promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do seu território.
O protótipo encontra-se em fase de implementação na linha urbana de Cantanhede e numa linha intermunicipal da CIM-RC, sendo que a sua implementação irá prolongar-se até 2019.