O
projeto EuroVelo1 – Rota da Costa Atlântica na CIM Região de Coimbra pretende criar uma via ciclável, de aproximadamente 83 km, que irá interligar os municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, permitindo executar parte de duas das secções da Eurovelo1 – Rota da Costa Atlântica.
Este projeto intermunicipal, que acompanha toda a costa litoral do território da CIM Região de Coimbra, apresenta-se como um troço ciclável de elevada qualidade para a região,
alargando assim a oferta já existente e prosseguindo o objetivo estratégico de concluir a EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica, possibilitando a futura ligação a sul à Região de Leiria e a norte à Região de Aveiro completando as restantes secções da Rota da Costa Atlântica. Desta forma, será possível valorizar a oferta de Cycling & Walking de Portugal e da Região de Coimbra no contexto nacional e internacional.
Foi acordado entre as quatro entidades (CIM Região de Coimbra e os Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira) a celebração de um acordo contratual de colaboração no âmbito deste projeto,
que vem definir as modalidades de cooperação e respetivas responsabilidades no lançamento execução e operacionalização do projeto, o qual prevê que, enquanto projeto intermunicipal, a gestão da futura infraestrutura será assegurada pela CIM Região de Coimbra.
Por outro lado e tendo em consideração a proximidade com as restantes ciclovias existentes na Região Centro e em regiões limítrofes (Aveiro e Viseu-Dão Lafões), a execução deste projeto permitirá no futuro estabelecer uma ligação ciclável com a Ecovia do Mondego, Ecopista do Dão e Ecopista do Vouga, proporcionando a existência de um eixo circular ciclável que irá favorecer a ligação do litoral ao interior. O presente projeto contribuirá, assim, de forma decisiva para a concretização desta estratégia.