Objetivos
O Tourism4SDG é um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Interreg Europe 2021-2027 que visa garantir que o turismo sustentável seja alcançado, centrando-se na melhoria dos instrumentos de política de turismo (PI) no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Através da promoção de um processo de aprendizagem inter-regional de 4 anos, o projeto tem por objetivo aumentar a eficácia dos instrumentos de política de turismo e apoiar o Instrumento Político dos parceiros no alcance da sustentabilidade, melhorando a sua capacidade de medir a sustentabilidade do turismo, através da integração de metodologias de monitorização, ferramentas e indicadores específicos.
Enquadramento
Os instrumentos políticos ainda não conseguem alinhar-se totalmente com os ODS em todos os níveis de governação do turismo, e as iniciativas de turismo sustentável não estão a ser medidas em termos de resultados de sustentabilidade. Uma autoavaliação e reflexão são muito necessárias para facilitar a identificação das fraquezas dos actuais instrumentos de política do turismo para identificar linhas de acção para o futuro. A questão já não é “como tornar o turismo (mais) sustentável?” mas sim “até que ponto o turismo está de facto a tornar-se mais sustentável?”.
O projeto promove um processo de aprendizagem inter-regional de 4 anos com o objetivo de aumentar a eficácia dos instrumentos de política de turismo, respondendo ao desafio proposto pelo ODS 12.b: “desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável”. O Tourism4SDG centrar-se-á em apoiar o Instrumento Político dos parceiros no alcance da sustentabilidade, melhorando a sua capacidade de medir a sustentabilidade do turismo, através da integração de metodologias de monitorização, ferramentas e indicadores específicos. Através deste processo de aprendizagem colaborativa, o projeto procura garantir que as decisões estratégicas relativas ao turismo sustentável sejam informadas por informações e dados valiosos, promovendo assim resultados de sucesso em sustentabilidade para as regiões participantes.
Além disso, através da cooperação territorial transnacional, com uma parceria que abrange 10 países diferentes da UE que actuam em diferentes níveis de governação (local, regional e nacional), permitirá também produzir dados comparáveis sobre a monitorização da sustentabilidade do turismo.