O ClimAgir, projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, está a percorrer as praias marítimas e fluviais de 13 municípios da Região de Coimbra.
Até agora, esta ação já passou pela Praia Fluvial de Secarias (Arganil), Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital), Praia Fluvial Senhora da Graça (Lousã), Praia Fluvial da Peneda (Góis), Piscinas da Fraga (Vila Nova de Poiares) e Praia Fluvial Palheiros e Zorro (Coimbra).
Para além da exposição sobre as alterações climáticas, jogos didáticos, vídeos de sensibilização e material promocional que acompanham as ações do ClimAgir, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) está também presente nesta ação com a dinamização do projeto “Praia mais Limpa com Climagir”, que intervém ao nível da educação ambiental nas praias costeiras e fluviais.
Até ao final da época balnear, a tenda do ClimAgir ainda pode ser visitada numa das praias fluviais e costeiras da Região de Coimbra, com destaque para o dia 3 de setembro, onde a ação vai contar com a transmissão de um direto da Rádio Regional do Centro, entre as 15H00 e as 17H00, sob o tema “Alterações Climáticas e Zonas Costeiras”, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Mira, Irene Martins (investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR), entre outras individualidades compreendidas na temática.
Próximas datas:
29 de agosto – Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova)
30 de agosto – Praia Fluvial da Louçainha (Penela)
2 de setembro – Praia do Molhe Norte (Figueira da Foz)
3 de setembro – Praia de Mira
4 de setembro – Zona Balnear do Esteiro da Ereira (Montemor-o-Velho)
11 de setembro – Praia Fluvial da Pampilhosa da Serra
A calendarização destas atividades pode ser consultada no site do ClimAgir e todos os momentos podem ser acompanhados pelas páginas de Facebook e Instagram do projeto.
O projeto ClimAgir, em execução desde novembro de 2018, é financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.