logo-novoLogoCIM-stickylogo-novologo-novo
  • CIM RC
    • A CIM RC
      • Quem somos
      • Mensagem
      • Órgãos
      • Serviços
    • O que fazemos
      • Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Civil
      • Cultura
      • Educação
      • Empreendedorismo
      • Europe Direct
      • Formação
      • Modernização administrativa
      • Mobilidade e Transportes
        • Região de Coimbra + PROXIMIDADE
        • Autoridade de Transportes
        • PriMaaS
        • CISMOB
        • Estudos e Planeamento
        • Tarifários
      • Turismo
    • Documentação
      • Documentos Estratégicos
      • Atas
        • Assembleia Intermunicipal
        • Conselho Intermunicipal
        • Conselho Estratégico (CEDI)
      • Editais
      • Financeira
      • Recursos Humanos
        • Procedimentos concursais
          • Documentação útil
          • Em curso
          • Terminados
        • PEPAL
        • Regulamentos
        • Mapa de Pessoal
      • Transferência de Competências
      • Outros documentos
    • Agenda
    • Comunicação
      • Notícias
      • Clipping
  • Viver
    • População
    • Educação
    • Serviços
  • Visitar
  • Investir
    • Dinâmica Empresarial
    • Talento
    • Incentivos
    • Espacos de teletrabalho ou coworking
    • Espaços de acolhimento empresarial
    • Estruturas de Apoio ao Investimento
    • Rede de Apoio
  • Português
  • Français
  • English
C. ComprasCIMDOCSGeo PortalS.Online
  • Home
  • Notícias
  • Região de Coimbra lança incubadora de projetos de inovação social
Região de Coimbra 2.X debate modernização administrativa e transformação digital
13 Junho, 2019
Reunião da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra
18 Junho, 2019

Região de Coimbra lança incubadora de projetos de inovação social

17 Junho, 2019
Categories
  • Notícias
Tags
  • CIM Região de Coimbra
  • i9Social
  • inovação social

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC) apresentou uma iniciativa, que terá a duração de três anos e que inclui uma incubadora de projetos de inovação social, revelou o vice-presidente daquela entidade.

“Queremos que a incubadora dê respostas a empreendedores sociais”, disse Carlos Monteiro, vice-presidente da Região de Coimbra e presidente da Câmara da Figueira da Foz, adiantando que a iniciativa apresentada visa “promover o empreendedorismo e a inovação social” em cada um dos 19 municípios da CIM/RC.

Filipe Cardoso, do Centro de Inovação Social / i9Social, afirmou, por seu turno, que o programa destina-se a empreendedores e organizações do setor social, setor público, empresas e universidades, e que a incubadora, que estará a cargo do Instituto Pedro Nunes (IPN), “uma referência na incubação”, irá tentar “por no terreno o trabalho de todos em conjunto”.

O programa visa desenvolver soluções inovadoras para problemas sociais e a metodologia do projeto inclui a medição e monitorização do seu impacto social em cada um dos 19 municípios da Região de Coimbra, a maior comunidade intermunicipal do país, através de um Observatório para o Impacto Social, que recolherá dados das redes de cooperação e parcerias a estabelecer.

“Todos terão avaliação de impacto”, esclareceu Filipe Cardoso, afirmando que essa avaliação estará disponível num relatório no final do projeto, em 2022.

O trabalho com cada um dos 19 municípios da CIM/RC, acrescentou Filipe Cardoso, passa por identificar propostas “que todos têm e já existem ou outras que são inovação social e não estão estruturadas”, reunindo no projeto uma ou mais entidades locais.

A incubadora i9Social tem uma dotação orçamental de 250 mil euros – financiada a 70% pelo programa Portugal Inovação Social e em 30% pela CIM/RC – e inclui, para além destes dois organismos, o IES – Social Business School, Universidade de Coimbra (através do Observatório de Cidadania e Intervenção Social da faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), IPN e a consultora Skillent, especializada em soluções para problemas sociais.

Share
0

Related posts

24 Junho, 2022

Tomada de Posição das Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões sobre a modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional


Read more
23 Junho, 2022

Produtos regionais da Região de Coimbra em destaque na “FESTA” em Londres


Read more
20 Junho, 2022

Visita à torre da Serra da Boa Viagem no âmbito do projeto «Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais»


Read more
17 Junho, 2022

Fim-de-semana à Luz das Estrelas: Municípios, Entidades e Projetos “debaixo do mesmo céu” em jornada multissensorial


Read more
17 Junho, 2022

CIM Região de Coimbra na vanguarda da Cibersegurança


Read more
15 Junho, 2022

CIM Região de Coimbra e Universidade de Aveiro realizam reunião para finalizar a primeira fase do projeto europeu PriMaaS


Read more
© 2017 Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
    CIM RC

    Rua do Brasil, N.º 131
    3030-175 Coimbra


    Tel: +351 239 795 200
    Fax: +351 239 795 209


    geral@cim-regiaodecoimbra.pt

    Consentimento de Cookies
    Para dar a melhor experiência de navegação neste site web utilizamos tecnologias como cookies para armazenar ou aceder a informação relativa ao seu dispositivo. Ao dar consentimento para estas tecnologias está a permitir que processemos informação que permite identificar a sua navegação neste site web. Não permitir este consentimento pode afetar algumas das funcionalidades e a experiência global de utilização do site.
    Funcional Always active
    O armazenamento é estritamente necessário para o propósito de permitir o funcionamento de um serviço expecifico requisitado pelo utilizador ou para o único propósito de transmitir uma comunicação através da infra-estrutura de rede
    Preferences
    The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
    Estatísticas
    The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. Exclusivamente utilizador para acesso a estatísticas anónimas. Nenhuma das estat´sticas recolhidas poderá ser utilizada para a identificação da sua identidade.
    Marketing
    Rqeuisitado para criar perfis de utilizador e/ou publicidade ou para fazer rasteamento da navegação ao longo do site web
    Manage options Manage services Manage vendors Read more about these purposes
    Ver Preferências
    {title} {title} {title}