No dia 18 de novembro de 2024, cumprindo-se 1 ano do projeto STARHAUS, foi realizada uma reunião de balanço, online, organizada pela SINTEF, empresa que coordenada o projeto. O evento reuniu todos os parceiros do consórcio para refletir sobre um ano de notáveis progressos, rever e partilhar informação sobre os diferentes workpackages e participar em workshops colaborativos. Com foco em inovação, sustentabilidade e alinhamento com os princípios do Novo Bauhaus Europeu, a reunião estabeleceu uma base sólida para os próximos passos na promoção de bens de consumo personalizados e práticas de produção sustentável.
M12 Project Meeting, November 18th 2024, Online
Desde o seu lançamento, o STARHAUS tem organizado uma série de eventos e atividades para impulsionar a sua missão. Destaca-se a participação numa feira industrial, onde a SINTEF e a CODY apresentaram um equipamento de demonstração de produção (Manufacturing Demontration Facility – MDF), através de uma apresentação interativa de produção de chocolates personalizados, permitindo aos participantes experimentarem a tecnologia do STARHAUS em primeira mão.
A Universidade de Siena (UNISI) organizou a Reunião M6 no Laboratório Santa Chiara, em Siena, introduzindo e testando um kit de ferramentas de co-design projetado para melhorar a colaboração e a inovação. Workshops baseados neste kit abordaram desafios específicos nos setores das bebidas e da alimentação para animais de estimação, demonstrando o compromisso do STARHAUS com soluções práticas.
STARHAUS team, M6 Project Meeting, University of Siena (UNISI)
Em maio de 2024, a Inova+ lançou a primeira Open Innovation Call (OIC#1), incentivando comunidades a adotar modelos de consumo sustentável. Dois projetos foram selecionados: BHOJANAM, que promove hábitos alimentares ambientalmente responsáveis, e RAISE, que utiliza a realidade aumentada para educar os jovens sobre o consumo sustentável de cereais. Esses projetos continuarão até abril de 2025. As próximas Open Innovation Call (OIC#2 e OIC#3) estão programadas para serem lançadas no da 27 de novembro, e focadas no desenvolvimento de hardware, software e no envolvimento da comunidade com as tecnologias do STARHAUS.
A Universidade Babeș-Bolyai organizou o painel “STARHAUS e o Novo Bauhaus Europeu” durante a Conferência Internacional de Administração Pública da Transilvânia, em outubro de 2024. Apresentações de membros do consórcio, incluindo a SINTEF e a ANALISIS-DSC, destacaram as sinergias entre governança, inovação e produção sustentável, reforçando o alinhamento do STARHAUS com os valores do Novo Bauhaus Europeu.
A Deep Blue organizou dois importantes workshops durante as reuniões M6 e M12 do projeto, com foco no design centrado no utilizador e na criação de conceitos. Estas sessões resultaram em mais de 100 insights e elementos de design úteis aos trabalhos futuros do STARHAUS.
A disseminação científica continua a ser um pilar fundamental para o sucesso do STARHAUS. O primeiro artigo científico do projeto, “O Novo Bauhaus Europeu: Belo, Sustentável, Juntos no STARHAUS”, foi publicado na Transylvanian Review of Administrative Sciences. Este marco destaca a liderança do STARHAUS em inovação centrada no ser humano, evidenciando os esforços colaborativos da SINTEF, WIZ, UNISI e BBU.
À medida que o STARHAUS entra no segundo ano, o consórcio enaltece a sólida base construída através da dedicação, colaboração e visão partilhada.
Com estas conquistas, o STARHAUS está preparado para prosseguir, impulsionando a inovação sustentável na produção personalizada.
Sobre o STARHAUS:
Financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizon Europe, da União Europeia, sob o acordo de concessão nº 101136027, o STARHAUS defende a sustentabilidade, a tecnologia e a comunidade para redefinir os processos de fabricação em prol de um futuro melhor.