No âmbito da implementação do projeto «Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais», a CIM Região de Coimbra organizou uma visita à torre da Bandeira, na Serra da Boa Viagem, que foi acompanhada pela vereadora do Município da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, pelo vogal do PO SEUR, José Guedes, entre outras entidades convidadas.
“Este é um momento muito feliz, pois prestes a iniciar o mês de julho, já temos implementadas 18 das cerca das 20 torres que nos propusemos implementar”, afirmou Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, dirigindo uma palavra de agradecimento a José Guedes, vogal da POSEUR, entidade financiadora do projeto.
“Trata-se do maior projeto de videovigilância do país”, conforme referiu, enquanto “sinal eficaz e efetivo de diminuição à vulnerabilidade ao risco de incêndio florestal”.
Na visita à 18.º torre de videovigilância (num total de 20), o secretário executivo mencionou que o dispositivo atualmente implementado “cobre praticamente todo o concelho da Figueira da Foz bem como algumas parcelas dos municípios vizinhos”.
95% do território do concelho da Figueira da Foz é monitorizado pelo sistema de videovigilância, sendo que a optimização dos demais 5% do território municipal, em zona de sombra, resulta de um protocolo estabelecido entre o Município e os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz que asseguram a sua permanente vigilância.
No final, o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, assim como Jorge Brito, Anabela Tabaçó, José Guedes e Nuno Pinto (Comandante dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz) fizeram uma intervenção dirigida à comunicação social, que decorreu no Quartel dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz.