
A Região Metropolitana de Coimbra deu início à primeira fase do novo projeto europeu, no âmbito do programa URBACT IV, através da realização da reunião de arranque da Rede de Transferência denominada “Smart Mobility On Demand” (Mobilidade Inteligente a Pedido). Este encontro marcou oficialmente o arranque da rede transnacional, liderada pela Região Metropolitana de Coimbra, e reuniu todos os parceiros europeus envolvidos.
O projeto Smart Mobility On Demand tem como objetivo promover a transferência e adaptação do serviço de Transporte a Pedido SIT FLEXI, e visa apoiar 7 regiões/cidades europeias no desenvolvimento de sistemas de transporte mais sustentáveis, eficientes e inclusivos, adaptados às necessidades reais dos seus territórios.
Durante a sessão de arranque, os parceiros tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do projeto, os seus objetivos estratégicos, as fases de implementação e os principais instrumentos de governança da rede. A reunião permitiu ainda alinhar expectativas, clarificar papéis e reforçar o compromisso conjunto com um processo de aprendizagem e cooperação transnacional.
A rede é composta por 8 parceiros de 8 países europeus: Região de Coimbra Metropolitana (Portugal), enquanto entidade líder, Eurométropole de Estrasburgo (França),Cidade de Užice (Sérvia), Associação de Desenvolvimento Intercomunitário da Área Metropolitana de Cluj (Roménia), Agência de Desenvolvimento de Salónica (Grécia), Município de Kiskunhalas (Hungria), Município de Mengeš (Eslovénia) e município de Bijelo Polje (Montenegro).
Estes parceiros vão trabalhar em conjunto ao longo de 30 meses com o objetivo de adaptar a boa prática aos seus contextos locais, através da elaboração de Planos de Transferência, da realização de atividades de capacitação e da implementação de ações-piloto.
Esta troca de conhecimento permitirá, por um lado, aprofundar e melhorar o projeto SIT FLEXI da Região Metropolitana de Coimbra e, por outro, apoiar os restantes parceiros na implementação de programas de mobilidade a pedido ajustados às especificidades das suas cidades e territórios.
Enquanto entidade líder do projeto, a Região Metropolitana de Coimbra assume um papel central na coordenação da rede, na facilitação da troca de conhecimento e na promoção de uma solução inovadora de mobilidade que tem vindo a contribuir para a coesão do território, aumentar a acessibilidade a serviços essenciais e de saúde.
O projeto Smart Mobility On Demand reforça o compromisso desta região com a cooperação europeia e com o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, alinhadas com os desafios atuais da mobilidade urbana e territorial.