
A Região Metropolitana de Coimbra (RMCoimbra)viu aprovada uma candidatura europeia que teve uma classificação de 14,5 em 15 pontos, garantindo financiamento total para transformar a mobilidade aérea inovadora numa realidade quotidiana neste território.
O “IAM-CC – Innovative Air Mobility Competence Centre”, no âmbito do programa Horizonte Europa, visa criar um Centro Europeu de Competências focado na utilização de drones para fins sociais, com especial enfoque na logística de saúde, equidade territorial e bem-estar das populações.
Este projeto inovador, com um orçamento global de cerca de 5 milhões de euros e um consórcio de 20 parceiros de 11 países, estende-se ao longo de 42 meses e é financiado a 100% pela União Europeia.
Neste âmbito, a RMCoimbra assume um papel preponderante no consórcio ao liderar o “Coimbra Living Lab”, que terá como palco principal o concelho de Pampilhosa da Serra, onde será testado o projeto piloto com soluções reais de transporte médico por drone.
“Este projeto não é apenas sobre tecnologia, é sobre pessoas. Queremos garantir que, numa situação de emergência, um cidadão numa zona rural isolada possa ter acesso a medicamentos ou bens de saúde com a mesma rapidez que alguém num grande centro urbano,” destaca Helena Teodósio, a presidente da RMCoimbra.
Estes são principais eixos de atuação do projeto no nosso território:
A aprovação deste projeto coloca a Região Metropolitana de Coimbra na vanguarda da mobilidade aérea inovadora, servindo de modelo de replicação para outras regiões europeias com desafios demográficos semelhantes.