logo-novoLogoCIM-stickylogo-novologo-novo
  • CIM RC
    • A CIM RC
      • Quem somos
      • Mensagem
      • Órgãos
      • Serviços
      • Canal de denúncias
      • RGPD
    • O que fazemos
      • Mobilidade e Transportes
        • Sistema de Informação ao Público
        • Região de Coimbra + PROXIMIDADE
        • Autoridade de Transportes
        • PriMaaS
        • CISMOB
        • EMBRACER
        • RESONANCE
        • Estudos e Planeamento
        • Tarifários
        • Estudo viabilidade expansão SMM
      • Ambiente e Sustentabilidade
      • Assistência Técnica
      • CGEO – Centro de Competências Geoespacial
      • Cultura
      • Educação
      • Empreendedorismo
      • Europe Direct
      • Formação
      • Infrações Rodoviárias
      • Modernização administrativa
      • Planeamento
      • Proteção Civil e Florestas
      • Social
      • Turismo
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos concursais dirigentes
      • Procedimentos concursais comuns
        • Documentação útil
        • Em curso
        • Terminados
      • PEPAL
      • Regulamentos
      • Mapa de Pessoal
    • Documentação
      • Documentos Estratégicos
      • Atas
        • Assembleia Intermunicipal
        • Conselho Intermunicipal
        • Conselho Estratégico (CEDI)
      • Editais
      • Financeira
      • Transferência de Competências
      • Outros documentos
    • Agenda
    • Comunicação
      • Notícias
      • Clipping
  • Viver
    • População
    • Educação
    • Serviços
  • Visitar
    • O que visitar
    • Viagem dos Sentidos
  • Investir
    • Dinâmica Empresarial
    • Talento
    • Incentivos
    • Espacos de teletrabalho ou coworking
    • Espaços de acolhimento empresarial
    • Estruturas de Apoio ao Investimento
    • Rede de Apoio
  • Português
  • Français
  • English
C. ComprasCIMDOCSPGeográficoS.Online
  • Home
  • Notícias
  • AVISO À POPULAÇÃO: Perigo de Incêndio Rural
Prevenção, controlo e erradicação das Espécies Exóticas e Invasoras no território da CIM RC
23 Junho, 2020
Região de Coimbra lança concurso para construção da EuroVelo 1 que liga Figueira da Foz, Cantanhede e Mira
1 Julho, 2020

AVISO À POPULAÇÃO: Perigo de Incêndio Rural

23 Junho, 2020
Categories
  • Notícias
  • Proteção Civil
Tags

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra divulga o Aviso à População da Autoridade Nacional de Proteção Civil sobre a intensificação gradual do vento e uma subida da temperatura máxima, com maior incidência na região Sul e no Vale do Tejo, destacando-se:

  • Hoje, 23 de junho
    Humidade relativa do ar baixa (inferior a 15 % em alguns locais) no interior durante a tarde, e sem recuperação noturna. Subida da temperatura máxima nas regiões do interior, na bacia do rio Tejo e no sotavento algarvio. Vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde, soprando moderado (25 a 35 km/h) de noroeste na faixa costeira ocidental.

 

  • Amanhã, 24 de junho
    Vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando moderado (até 30 km/h) de noroeste na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde, e de sueste na costa sul do Algarve até final da manhã. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (até 40 km/h) até ao início da manhã e para o final do dia, sendo do quadrante leste no Algarve e de noroeste no restante território.

Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento do índice de risco de incêndio.

Efeitos expectáveis

Considerando a previsão meteorológica, esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Sul e do interior centro e norte.

Medidas preventivas

A CIM Região de Coimbra e a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recordam que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, não é permitido:

  • A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa;
  • O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
  • Fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

A CIM Região de Coimbra alerta a população para seguir as recomendações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Share
0

Related posts

15 Outubro, 2025

Região de Coimbra tem incentivos até 25 mil euros para micro e pequenas empresas na área do comércio e serviços


Read more
10 Outubro, 2025

Serviço de transporte flexível da Região de Coimbra é referência para oito países


Read more
8 Outubro, 2025

CIM Região de Coimbra abre candidaturas para apoiar empresas nos setores do Comércio e Serviços


Read more
29 Setembro, 2025

Parceria Europeia “Water Sensitive City” publica oficialmente o seu Orientation Paper


Read more
29 Setembro, 2025

CONFERÊNCIA RETHINK | 20 OUTUBRO | COIMBRA


Read more
17 Setembro, 2025

Região de Coimbra dá o pontapé de saída para um futuro mais verde com o projeto europeu RESONANCE


Read more
© 2017 Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
    [contact-form-7 id="5048" title="Formulário contacto Pop"]