PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra apresentou publicamente a 19 de fevereiro de 2016 o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), ao nível de NUTS III Região de Coimbra (19 municípios), tendo o mesmo sido alterado e aprovado a 14 de maio de 2020.

O PAMUS promove a implementação de uma estratégia de baixo teor de carbono para o território da CIM-RC, nomeadamente nas zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes. O PAMUS pretende valorizar os “modos suaves”, apostando na sustentabilidade do sistema de transporte, vertida em políticas de transferência modal a partir do transporte individual, mas também enquanto complemento ao transporte público. As metas do PAMUS estarão balizadas pelo reforço da eficiência do transporte de pessoas e bens, reconversão para modos de transporte mais limpos e eficientes, garantia de um sistema de transportes e acessibilidade inclusivo, redução dos impactos negativos do sistema de transporte ao nível da saúde e segurança, diminuição da poluição atmosférica, sonora e das emissões de gases com efeito de estufa, assim como do consumo energético.

O PAMUS da CIM Região de Coimbra é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.