O
projeto, cofinanciado pelo Fundo Ambiental foi desenvolvido pela CIM Região de Coimbra, no âmbito da sua Central de Compras, entre 21 de agosto de 2018 e 30 de novembro de 2018, com o custo total de execução de 62 036,43 €.
O objetivo do projeto era a aquisição de competências e conhecimentos em matéria de economia circular que permitissem à CIM Região de Coimbra e aos municípios que a integram criar massa crítica de conhecimento que permitisse promover e fomentar as melhores práticas nesta matéria.
O passo que aqui se deu, não sendo o primeiro em matéria de proteção ambiental, é determinante para que toda esta Região apanhe o comboio da circularidade e da ecosustentabilidade, mantendo-se na linha da frente neste capítulo e contribuindo de forma efetiva para o avanço do país.
O tema economia circular é um assunto de cultura, de forma de pensar, de coerência de ação. É redutor avaliar o sucesso de um projeto nesta área com indicadores matemáticos, com números.
A verdadeira avaliação será feita através da capacidade de mudança de comportamentos e forma de agir e pensar de toda uma geração. Até lá chegarmos, até conseguirmos avaliar o futuro do que agora se começou foram identificadas várias ações, já atrás enumeradas que, através da sua concretização, poderão dar garantias de estarmos no bom caminho e caminhando para a mudança de comportamentos e forma de pensar que se pretende.