A
Mobilidade- como- um- Serviço (MaaS) é um conceito cujo principal objetivo é mudar a maneira como as pessoas viajam e pagam pelos serviços de mobilidade. A prestação de serviços de transporte é um dos principais pilares de importância estratégica para as autoridades regionais. Portanto, os instrumentos de política regional podem desempenhar um papel preponderante no apoio à introdução do MaaS e, simultaneamente, garantindo que essas novas plataformas contribuam para os objetivos das políticas de transporte de baixo carbono, inclusão social e aumento dos níveis de acessibilidade..
O projeto PriMaas (Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens) é cofinanciado pelo Programa Interreg Europe e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O mesmo é liderado pela Universidade de Aveiro e além da CIM RC o projeto conta com mais 8 parceiros dos seguintes países: Roménia, Itália, Alemanha, Suécia, Finlândia e Reino Unido.
A principal visão do PriMaaS é promover a integração dos modos tradicionais de transporte coletivo com os pessoais e inovadores, criando serviços de mobilidade equitativos e focados nas necessidades dos cidadãos. Os instrumentos de política regional e nacional devem ser adaptados para promover uma abordagem intermodal totalmente integrada entre todos os serviços de transporte, ou seja, usando dados fornecidos e recolhidos em tempo real sobre a procura e a oferta de viagens. Ao mesmo tempo, os instrumentos de política de múltiplas escalas devem garantir que as opções de viagem mais confortáveis e acessíveis para qualquer indivíduo apresentam também níveis mínimos de carbono.