Objetivos

Dinamizar, promover e desenvolver os ativos patrimoniais da Região de Coimbra, através da valorização dos fatores específicos e distintivos Pretende-se promover o património cultural e natural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade através da sua qualificação, valorização e promoção turística;
Reforçar a notoriedade da Região de Coimbra nacional e internacionalmente; Promover o destino e os seus produtos turísticos assentes nos recursos endógenos de caráter único e distintivo do território em estreita ligação com a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal e a Agência para a Promoção do Turismo do Centro de Portugal;
Estruturar produtos turísticos integrados com caráter diferenciador e que sinalizem positivamente o uso eficiente dos recursos; Criar produtos turísticos integrados intermunicipais suportados nos produtos âncora enunciados na Estratégia Turismo Centro 2020;
Criar produtos turísticos integrados intermunicipais suportados nos produtos âncora enunciados na Estratégia Turismo Centro 2020, baseado em recursos naturais, patrimoniais e históricos com elevado valor distintivo e de atração, contribuindo, desta forma, para o aumento do número de turistas e visitantes e afirmando a Região como destino turístico de excelência.
Os produtos turísticos de base intermunicipal que são mobilizados integram programas com graus de maturidade distintos tendo-se identificado:

Produtos Turísticos Âncora - integram a estruturação dos produtos turísticos, tais como as seguintes áreas de intervenção:
Programa Cidade e Região de Coimbra – Criação de novos Roteiros que permitem e promovem a articulação da oferta patrimonial da cidade de Coimbra com os restantes municípios da Região.
Gastronomia: Promoção da identidade gastronómica da Região enquanto importante ativo turístico
Marcos Históricos: De Roma a Portugal, uma Viagem de 1500 anos (da Romanização à época medieval). A Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego (ADCMM) é a entidade promotora e beneficiária. Conforme previsto no protocolo de parceria estabelecido, a ADCMM assume a implementação deste programa em estreita colaboração e articulação com a CIM Região de Coimbra.

Novos Produtos Turísticos - que integram recursos muito relevantes no contexto da região e com um enorme potencial de crescimento, mas que carecem de ser organizados e estruturados:
Marcos Históricos: Invasões Francesas na Região de Coimbra, a aposta consiste na criação sustentada de uma oferta regular por via da produção de conteúdos de base à estruturação e criação de um programa de visitação, sinalética e respetiva dinamização.
The Surf Spot: desenvolvimento do conceito de destino Surf No Crowd, pretendendo-se posicionar os recursos da Região de Coimbra junto dos públicos desta modalidade, valorizando-se a cultura e o lifestyle a ela associados.

Produtos Turísticos Emergentes - integram um conjunto de produtos turísiticos com grande potencial de desenvolvimento:
Dark Sky Aldeias do Xisto: parceria com as Aldeias do Xisto no contexto do processo de certificação do destino Dark Sky O desenvolvimento desta oferta incluí a criação de um roteiro de astroturismo da Região de Coimbra, tendo um base um trabalho de fotografia do céu noturno.
Estruturas de Imersão Territorial
Em termos de comunicação, animação, promoção e mediação turística, foi desenvolvida uma Agenda de Eventos, bem como um Roteiro “Região de Coimbra Grátis” e uma plataforma em desenvolvimento “visitregiaodecoimbra.pt”, ferramentas que permitiram articular e comunicar de forma integrada os projetos turísticos desenvolvidos pela CIM RC.