A CIM Região de Coimbra irá integrar o consórcio do projeto europeu BALANCE – Children advocating for mental and emotional well-being, uma iniciativa inovadora com foco na promoção da saúde mental e prevenção do suicídio entre os jovens. Com atividades centradas em Portugal e Espanha, o projeto será implementado em regiões de elevada exclusão social, incluindo Coimbra e a Catalunha, e aposta numa abordagem de aprendizagem-serviço através da pedagogia teatral e da arte como ferramenta de inclusão e expressão emocional.
Financiado pelo Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV) da União Europeia, o projeto conta com um orçamento total de 288 755,55 euros e terá a duração de dois anos, entre 30 de novembro de 2024 e 29 de novembro de 2026.
O consórcio é liderado pela Fundació Catalana de l’Esplai (Espanha) e conta com a parceria da CIM Região de Coimbra, a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Fundación Ajuda i Esperança.
O projeto BALANCE tem como público-alvo jovens em situação de vulnerabilidade, trabalhando com organizações socioeducativas lideradas por jovens, como os Esplais (em Espanha) e os Centros de Atividades de Tempos Livres (em Portugal), para fomentar espaços seguros de partilha e aprendizagem emocional.
A CIM Região de Coimbra assume um papel estratégico no desenvolvimento desta iniciativa, contribuindo também para a organização de um dos principais marcos do projeto: o Festival de Saúde Mental Juvenil, que será realizado a nível ibérico.
Com um conjunto de atividades que incluem formações, workshops artísticos, representações teatrais e grupos de discussão, o BALANCE pretende capacitar os jovens, envolver as famílias, sensibilizar educadores e influenciar políticas públicas, promovendo uma resposta integrada aos desafios da saúde mental juvenil.
A integração da CIM neste consórcio europeu sublinha o compromisso da Região de Coimbra com o bem-estar das novas gerações, a inovação social e a cooperação transnacional em prol de comunidades mais saudáveis e resilientes.