A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebe no dia 31 de julho de 2025, às 10h00, no auditório da sua sede, uma sessão do projeto +Climagir, que visa promover a saúde pública no contexto das alterações climáticas, mais concretamente o impacto das ondas de calor.
Esta ação insere-se numa estratégia de sensibilização e capacitação da população e das entidades locais, com foco principal nos grupos de risco, para os impactos das alterações climáticas, na saúde, destacando desafios e soluções práticas que envolvem tanto a comunidade como as autoridades regionais.
A sessão é aberta a todos os interessados, com o público-alvo a ser os colaboradores de IPSS, Lares, Centros de Dia, entre outras respostas que trabalhem diretamente com grupos de risco. Durante a sessão serão apresentadas as principais vulnerabilidades identificadas na região, boas práticas de adaptação e mitigação, bem como oportunidades para o envolvimento comunitário e intersectorial na promoção da saúde num clima em mudança, onde as ondas de calor são cada vez um problema mais frequente.
Esta ação irá contar com a participação da Universidade de Coimbra, da Direção-Geral da Saúde e do INEM.
As alterações climáticas representam um desafio crescente para a saúde pública, com impactos que incluem o aumento de doenças respiratórias, ondas de calor e alterações nos padrões de doenças transmissíveis. O +Climagir pretende capacitar a região para responder eficazmente a estes riscos.
A CIM Região de Coimbra reforça assim o seu compromisso com a promoção da saúde sustentável e a proteção do bem-estar das populações num cenário de alterações climáticas globais.
O +ClimAgir é um projeto da CIM Região de Coimbra financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, e visa promover a literacia ambiental junto da população, com enfoque especial nas crianças e jovens. Através de atividades educativas, exposições itinerantes e ações comunitárias, o projeto pretende informar, envolver e mobilizar a comunidade para práticas ambientalmente responsáveis, com especial destaque para a importância da floresta autóctone na adaptação climática.
Link para se inscrever na sessão: https://forms.office.com/e/EQgRDTCdwm?origin=lprLink