

O Tourism4SDG é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia no âmbito do programa Interreg Europe, que visa melhorar os instrumentos de política locais, regionais e nacionais para alcançar efetivamente um turismo sustentável alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
De 12 a 13 de novembro de 2025, as cidades de Riga – capital da Letónia – e Sigulda – situada no coração do Parque Nacional de Gauja – acolheram os parceiros e stakeholders internacionais para a 5.ª reunião inter-regional do projeto Tourism4SDG, um encontro focado em boas práticas de turismo sustentável.
O pré-evento teve início a 11 de novembro com uma caminhada cultural e jantar de boas-vindas em Riga, num dia de celebração nacional da Letónia – o Dia de Lāčplēsis – estabelecendo o tom para dois intensos e produtivos dias de trabalho. No dia 12, em Sigulda, realizou-se um seminário de transferência de conhecimento com apresentações de especialistas sobre o Turismo na Letónia, práticas de sustentabilidade e estratégias de desenvolvimento regional, destacando-se:
· Dace Butane, do Ministério da Economia da Letónia, explicou a estrutura de governação do turismo na Letónia e a Estratégia de Turismo e Eventos 2023-2027, mostrando produtos inovadores, políticas de resiliência sazonal e a importância da cooperação transfronteiriça para criar experiências turísticas de elevado valor.
· Ilze Dembovska, Gestora Sénior de Projetos na Agência de Investimento e Desenvolvimento da Letónia, partilhou atividades de marketing turístico e tendências-chave, mostrando como o país atrai visitantes promovendo viagens sustentáveis, destinos ecológicos e experiências turísticas com significado.
· Liene Freivalde, Diretora de Serviços de Aviação e Desenvolvimento de Negócios no Aeroporto de Riga, apresentou os ambiciosos projetos de sustentabilidade em curso, incluindo o objetivo de se tornar o primeiro aeroporto neutro em carbono nos Bálticos, com um plano de redução de emissões Net Zero, iniciativas de investigação sobre hidrogénio e melhorias inovadoras na experiência do passageiro.
· Edgars Ražinskis, da Região de Riga (Riga Planning Region), explorou o tema do turismo sustentável na área metropolitana de Riga e o conceito de
“Slow Tourism” e deu ainda a conhecer a iniciativa “Home Café Days” para promover experiências locais autênticas.
· Kristīne Luca, Especialista em Marketing e Comunicação na Associação de Turismo do Parque Nacional de Gauja, destacou a certificação EUROPARC do parque e o modelo de cluster bem-sucedido, demonstrando estratégias de colaboração e financiamento para o desenvolvimento sustentável do turismo.
· Marta Mills, Especialista do projeto Tourism4SDG, apresentou o GDS-Index, um programa globalmente reconhecido para melhoria de desempenho que mede a sustentabilidade dos destinos, oferecendo ferramentas valiosas de benchmarking para as regiões do projeto.
· Dr. Gaļina Bukovska, membro da Direção do Latvia Convention Bureau e doutoranda na Universidade de Ciências Aplicadas de Vidzeme, apresentou uma metodologia para avaliar a maturidade da economia circular no setor turístico da Letónia e projetos inovadores, incluindo uma plataforma digital de avaliação da sustentabilidade de reuniões e eventos.
A tarde prosseguiu com uma reunião de parceiros para rever o progresso de trabalho do Tourism4SDG, seguida de jantar no restaurante Sigulda.
No dia 13, foram realizadas visitas de estudo ao património cultural de Sigulda e de contacto com boas práticas. O dia incluiu visitas ao Castelo de Sigulda e ao Novo Castelo, onde os parceiros participaram em workshops de artesanato e atividades tradicionais. O grupo visitou a Baltu Rotas, uma oficina familiar de joalharia que preserva tradições bálticas através de réplicas de achados arqueológicos, e a Destilaria Zilver Beverage, aprendendo sobre a produção sustentável de vinhos de fruta provenientes de pomares locais. As visitas terminaram na Reserva do Museu de Turaida, integrado no Parque Nacional de Gauja que oferece aos visitantes a possibilidade de aprenderem sobre biodiversidade e tradições letãs.
A tarde prosseguiu com uma sessão de trabalho de discussão de boas práticas, resumindo as principais conclusões do peer review ‘A public-private partnership for an effective public tourism policy – the Kalio tool’, realizado em outubro, e das atividades de intercâmbio na Letónia.
Esta edição da reunião do Tourism4SDG promoveu assim a colaboração transfronteiriça, como também reforçou o compromisso das regiões europeias em moldar um panorama turístico mais sustentável, inclusivo e culturalmente rico.
Para mais informações sobre o projeto Tourism4SDG, visite www.interregeurope.eu/tourism4sdg.