A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra) orgulha-se de ver o SIT FLEXI – Transporte de Passageiros Flexível a Pedido selecionado como um dos 25 projetos mais inovadores que vão ser replicados em Redes de Transferência do programa europeu URBACT IV. O SIT FLEXI foi escolhido entre inúmeras candidaturas que envolveram 283 parceiros de 31 países.
Este reconhecimento é um testemunho do trabalho desenvolvido pela CIM Região de Coimbra na área dos transportes e mobilidade, destacando a sua aposta na promoção de soluções inovadoras de mobilidade acessível e inclusiva nas zonas de baixa densidade demográfica da região.
A CIM Região de Coimbra vai liderar uma rede de transferência composta por um total de oito parceiros internacionais: Roménia (Área Metropolitana de Cluj); Grécia (Agência de Desenvolvimento de Tessalónica); Hungria (Município de Kiskunhalas); França (Eurometrópole de Estrasburgo); Eslovénia (Município de Mengeš); Sérvia (Município de Uzice); e Montenegro (Município de Bijelo Polje).
O principal objetivo desta rede, que tem um financiamento global para todos os parceiros da rede de 696.093,34 euros, passa por permitir a transferência do modelo do SIT Flexi, adaptando-o às necessidades específicas de cada um dos parceiros. Adicionalmente, os oito parceiros irão cocriar e dimensionar soluções digitais inovadoras que serão testadas e implementadas ao longo dos 30 meses do projeto, com início previsto para novembro de 2025 e término em abril de 2028.
Recorde-se que o projeto SIT Flexi já tinha sido escolhido, no âmbito do PRR, para implementar soluções de tecnologia 5G adaptadas ao transporte flexível.
O programa URBACT é uma iniciativa da União Europeia focada na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, na inovação na administração pública local e na partilha de boas práticas entre cidades europeias.