Objetivos

Apoiar a formação dos trabalhadores em funções públicas, dos dezanove municípios que compõem a CIM RC e da própria CIM;
Demonstrar processos de reorganização e modernização administrativa;
Aumentar a eficiência e a qualidade na prestação do serviço público.
N o âmbito da candidatura “Região de Coimbra, Região de Coimbra, Preparando para o Futuro” submetida ao AVISO CENTRO-63-2019-06 na Tipologia “ SATDAP - Formação Profissional para a Administração Pública” co-financiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, a CIM Região de Coimbra, apresenta o seu plano formativo para 2021/2022.

Destinatários/as:

• Aos/às trabalhadores/as das Câmaras Municipais da Região de Coimbra.
• Aos/às titulares de cargos públicos das Câmaras Municipais da Região de Coimbra.
• Aos/às trabalhadores da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
• Outros colaboradores que desempenhem funções com reporte funcional às Câmaras Municipais da Região de Coimbra.

Plano Formativo 2021-2022

Animação no ensino pré-escolar utilizando ferramentas digitais
CONTEÚDOS

Perfil do animador
Tipos de animação
Animação individual
- Definição
- Estratégias
- Atividades
Animação de grupos
- Definição
- Estratégias
- Atividades
Planeamento de atividades
Objetivos e meios para promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança e do jovem

Atividades
Equipamentos, espaços, recursos materiais e humanos
Metodologias e técnicas
Processo de comunicação e formas relacionais da criança com recursos digitais
CONTEÚDOS

Processo de comunicação
Conceito
Componentes psicológicas
Elementos do processo de comunicação
Barreiras à comunicação
Comportamentos comunicacionais
Atitudes ineficazes
Comunicação assertiva
Relacionamento interpessoal
Complexidade e riqueza da personalidade
Dinâmica do relacionamento humano
Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
Tensões do relacionamento humano
Administração e Gestão Escolar aplicado à administração local
CONTEÚDOS

1. Gestão Escolar
2. Transferências de Competências para as autarquias locais, na área da educação
3. Modelos
Novas abordagens pedagógicas e implicações na gestão da educação face à transferência de competências
CONTEÚDOS

1. Contextualização
2. Metodologias Pedagógicas de Educação
3. Novos Modelos de Gestão de Educação
Gestão de tecnologias para virtualização de servidores (hiper -v)
CONTEÚDOS

1- Criar uma rede de alta disponibilidade
2- Instalar e configurar o Hyper-V tanto no Windows Server 2019.
3- Configurar o Hyper-V
4- Criar diversas máquinas virtuais
5- HyperVisor
6- Requisitos, instalação e configuração do Hyper-V
7- Switches virtuais
8- Gestão de San Virtual
9- Configurações de VMS
10- Firmware e Segurança
11- Memória Dinâmica
12- Processadores virtuais
13- Controlador SCSI
14- Serviços de Integração
15- Pontos de Verifiação
16- Virtualização Nested
17- Discos VHD e VHDX
18- Qualidade de Serviço
19- Discos Pass-Through
20- NIC Teaming
21- Exportação e Importação de VMS (migração entre hosts)
22- Gestão remota de VMS
Gestão Urbanística em SIG's
CONTEÚDOS

1. Gestão Urbanística
2. Estruturação de dados para SIG ( ArcGis/QGis)
2.1. Manipulação de dados e respetiva adequação para SIG
2.2. Dados espaciais de âmbito municipal (património, licenciamento, loteamentos, ambiente, trânsito)
2.3. Análise detalhada das particularidades da Cartografia dos PMOT’s
2.4. Metadados ( edição e manutenção – FGDC ESRI – FGDC CLASSIC – XML - ISO )
3. Técnicas de Aquisição de Dados orientada para os Instrumentos de Gestão Território
4. Controle de qualidade da aquisição de dados geográficos
5. Técnicas de mapeamento
Iniciação aos SIG com QGIS
CONTEÚDOS

I. Iniciação aos SIG com QGIS
1.Introdução ao QGIS (Instalação de QGIS);
2. Configuração do ambiente de trabalho do QGIS;
3. Os projetos em QGIS;
4. QGIS e as suas extensões (plugins);
5. Os dados geográficos vetoriais (Propriedades, importação e exportação, conversão entre formatos), simbologia vetorial e as tiquetas;
6. Tabelas de dados: atributos e ações. Transformação de dados tabelares em dados espaciais;
7. Gestão dos sistemas de coordenadas e ferramentas de interface com unidades GPS;
8. Digitalizar/editar vetores. Ferramentas de edição
9. Usar dados geográficos raster (Características, propriedades e simbologia);
10. Importação de fotografias georreferenciadas;
11. Georreferenciação raster;
12. Layouts de impressão.

II. Análise SIG com QGIS
1. QGIS e as suas extensões (plugins), introdução aos softwares;
2. A caixa de ferramentas de análise SIG de QGIS;
3. Geoprocessamento e análise SIG no QGIS (GRASS, SAGA, Orfeo, ToolBox (OTB);
4. Análise vetorial: dissolve, merge, gestão das tabelas de atributos, etc;
5. Correção topológica e simplificação de vetorial;
6. Buffers de vetores e rasters, análise de distâncias, percursos de custo mínimo;
7. Análise geomorfológica: criação de modelos digitais de terreno, curvas de nível, declives, exposição, relevo sombreado;
8. Criação de mapas de risco/probabilidade (análise multi-critério).
Iniciação aos SIG's – ArcGis
CONTEÚDOS

1. Interface ArcGis
2. Utilização do ArcCatalog
3. Simbologia e Criação de Layer’s
4. Criação de Rótulos e Anotações em ArcGis
5. Conversão de Dados Tabulares em Dados Espaciais
6. Edição de Dados Espaciais e Tabulares
7. Georreferenciação de Imagens
8. Regras Validação em GeoDatabases
9. Módulos Avançados - Análise Espacial
10. ArcPublisher e ArcReader
11. Customização da Interface do ArcGis
Segurança da informação: gestão de risco de TI
CONTEÚDOS
1. Conceitos
1.1. Conceiros de GRC (Governance, Risk e Compliance)
1.2. Aplicação de analise de riscos em segurança de informação
1.3. Metodologias de gestão de risco
1.4. Processos de gestão de risco
2. Metodologias de gestão de risco
2.1. Estrutura para gestão de Risco
2.2. Normas internacionais
2.3. Processo de gestão de Risco
2.4. Discussão e casos práticos
3. Processo de gestão de risco
3.1. Políticas e normas de risco
3.2. Identificação de riscos
3.3. Analise e avaliação de riscos
3.4. Estratégias de tratamento de riscos
3.5. Monitorização e processo de revisão
3.6. Casos de estudo
Técnicas de aquisição de dados SIG - GPS e tablet
CONTEÚDOS

1. Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
2. Obtenção de dados SIG
3. Análise de dados SIG em GPS e Tablet
Networking whit windows server 2016
CONTEÚDOS

Planning and implementing an IPv4 network
Implementing DHCP
Implementing IPv6
Implementing DNS
Implementing and managing IPAM
Remote access in Windows Server 2016
Implementing DirectAccess
Implementing VPNs
Implementing networking for branch offices
Configuring advanced networking features
Implementing software defined networking
Vmware: vsphere- install, configure and manage
CONTEÚDOS

Course Introduction
Introduction to vSphere and the Software-Defined Data Center
Creating Virtual Machines
vCenter Server
Configuring and Managing Virtual Networks
Configuring and Managing Virtual Storage
Virtual Machine Management
Resource Management and Monitoring
vSphere HA, vSphere Fault Tolerance, and Protecting Data
vSphere DRS
vSphere Update Manager
vSphere Troubleshooting
Vmware NSX: install, configure, manage
CONTEÚDOS

Course Introduction
Introductions and course logistics
Course objectives

Software-Defined Data Center
Describe the evolution of the software-defined data center
Describe VMware vSphere®
Describe VMware NSX

Management and Control Plane Components
Understand the management, control, and data planes
Describe VMware NSX® Manager™
Describe the VMware NSX® Controller™ cluster

Logical Switch Networks
Describe Ethernet fundamentals
Describe VMware vSphere® Distributed Switch™
Describe switch link aggregation
Describe VLAN
Describe VXLAN logical switch networks
Describe VMware NSX Controller replication

VMware NSX Logical Routing
Discuss routing protocols
Describe the VMware NSX logical router
Describe the NSX Edge services gateway

VMware NSX L2 Bridging
Understand L2 bridging and use cases
Describe L2 software bridging
Describe L2 hardware bridging

NSX Edge Gateway Services
Describe network address translation
Describe load balancing
Describe high availability
Describe virtual private networking
Configure L2 VPN
Configure IPsec VPN
Configure SSL VPN-Plus

VMware NSX Firewall and Security Services
Describe the NSX Edge firewall
Describe the VMware NSX distributed firewall
Describe VMware NSX data security
Describe the Service Composer
Describe the identity-aware firewall

Cross-vCenter VMware NSX
Understand the cross-vCenter VMware NSX feature
Identify the benefits of the cross-vCenter VMware NSX feature
Configure the cross-vCenter VMware NSX feature
Discuss the deployment models for cross-vCenter VMware NSX
Mydoc - Administradores
CONTEÚDOS

Manutenção da estrutura orgânica, incluindo serviços, funcionários, afetações de funcionários a serviços e definição dos responsáveis de documentação por serviço;
Atribuição de permissões de acesso à aplicação; Manutenção de dados auxiliares (tipos de documento, tipos de processo, espécies documentais, tipos de ligação, locais de arquivo, livros de registo, etc.);
Criação de modelos para geração automática de documentos;
Manutenção de plano de classificação;
Configuração da criação de documentos, nomeadamente, controlo de campos obrigatórios e tipos de numeração de documentos;
Configuração na criação de processos, nomeadamente nos tipos de numeração;
Delegação de documentos, na definição do modo de atribuição de delegações entre funcionários;
Configuração de Assinaturas digitais qualificadas e autenticação de ações (reencaminhar, arquivar, etc,);
Autenticação no serviço de envio e configuração do registo de SMS no MyDoc;
Configuração da integração do MyDoc com motores de BPM;
• Configurações de envio automático de emails para os documentos expedidos, reencaminhamento de documentos e notificações ao remetente no registo dos documentos;
• Integrações com outras aplicações;
• Instalação e configuração do AIRCScanner (digitalização) e impressão de carimbos e imprinting;
• Integração com ferramentas de email para o registo automático de emails recebidos e expedidos;
• Configuração do servidor de ficheiros e aplicação de mecanismos de segurança no acesso aos ficheiros.
Mydoc - Utilizadores
CONTEÚDOS

Utilização da Área de trabalho do utilizador, recorrendo aos filtros disponíveis:
o Individual.
o Por responsabilidade no serviço;
o Por limite temporal.
Tratamento de documentos incorporados num fluxo de trabalho previamente modelado;

Acesso aos documentos/processos:
o Pré-visualização de ficheiros;
o Documentos favoritos;
o Etiquetas;
o Ordenação por nome ou n.º de ocorrências.

Criação de documentos devidamente identificados:
o Guardar os documentos sem o envio imediato;
o Criar documentos em rascunho, sem a atribuição imediata de número de registo;
o Associar, digitalizar ficheiros ou gerar documentos previamente preenchidos;
o Assinar documentos com recurso à assinatura digital qualificada;
o Duplicação de documentos.

Criação de entidades externas e de toda a informação associada às mesmas;
Conclusão e validação dos documentos criados automaticamente através do registo de e-mails recebidos ou expedidos no Outlook;
Mynet
CONTEÚDOS

Visão Geral do Produto, principais funcionalidade e perfis de Formandos;
Funcionamento da Intranet, ferramentas possíveis de utilizar, criação de páginas e permissões;
Funcionamento de o ‘Meu Espaço’;
Funcionamento da Área de Atendimento;
Funcionamento dos serviços online;
Metodologias de implementação MyNet;
Implementação de formulários e conteúdos;
Configuração de formulários e modelos.
SNC-AP (aplicação informática)
CONTEÚDOS

Plano de Contas Multidimensional;
Preparação das correspondências entre os planos POCAL e SNC-AP;
Inicialização da aplicação do SNC-AP;
Entrada em vigor do Orçamento em SNC-AP;
Modificações Orçamentais;
Processo de transferência orçamental;
Recolha dos saldos iniciais;
Reconciliação para o Balanço de Abertura de acordo com o SNC-AP;

Análise dos processos de Receita:
o Procedimentos para a transição de classificações dos artigos de receita referentes ao Sistema de Gestão de Faturação;
o Inicialização da aplicação da tesouraria – SNT;
o Movimentação diária da Receita;
o Inclusão da entidade na movimentação da receita automática e manual;

Análise dos processos de Despesa:
o Reclassificação dos códigos de remuneração das folhas de vencimento;
o Codificação dos tipos de deduções da despesa;
o Movimentação diária da despesa;
o Documentos Credores com descontos/retenções;
o Execução de Contratos;

Operações de Tesouraria:
o Movimentação das Operações de Tesouraria;
Reembolsos e Restituições.
Classificação e avaliação da informação Pública
CONTEÚDOS

1. Enquadramento Legal da Classificação e avaliação da informação Pública
2. Tipos de Operações
3. Tipos de Documentos
4. Aplicabilidade
5. Casos Práticos
Autenticação com Cartão de Cidadão/ Chave Móvel Digital
CONTEÚDOS

1. Enquadramento Legal
2. Os meios Autenticação.gov
3. Casos Práticos
Novas Ferramentas Digitais ao serviço da administração loca
CONTEÚDOS

1. Nova Realidade Laboral
2. Tipo de Ferramentas
3. Aplicabilidade
4. Casos Práticos
Novas Competências da Administração Local
CONTEÚDOS

A lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e entidades intermunicipais e os diplomas setoriais complementares ; Novas competências dos órgãos municipais; Novas competências dos órgãos das entidades intermunicipais
Consolidação do Conhecimento da Língua - Inglês (Nível avançado)
CONTEÚDOS

1 - Revisão de tempos verbais;
2 - Desenvolvimento dos conhecimentos gramaticais necessários;
3 - Palavras e expressões úteis no atendimento presencial e telefónico;
4 - Aplicação do vocabulário de atendimento na língua inglesa nos exercícios propostos
Aquisição do Conhecimento da Língua - Inglês (Nível inicial)
CONTEÚDOS

1. Gramática
1.1. Present simple revision;
1.2. The present continuous tense;
1.3 The future tense with - will
1.4 The past simple tense;
1.5 Adjectives degree;
1.6 Connectors;
1.7 Relative pronouns.

2. Vocabulário
2.1 Vocabulário específico
2.2 Ajudar turistas
2.3 Trânsito e acidentes de trânsito
2.4 Questionar cidadãos
2.5 Pedir identificação
2.6 Infrações
Técnicas de Redação Online: Internet, Intranet, Email e Newsletter
CONTEÚDOS

1. As especificidades da leitura online
1.1 Os aspetos fisiológicos
1.2 Os aspetos psicológicos
1.3 Os constrangimentos do ecrã
1.4 Conceitos de usabilidade
1.5 O comportamento do cibernauta

2. A produção da informação
2.1. Os princípios da redação eficaz: credibilidade, clareza, concisão e coerência
2.2. A construção da mensagem essencial

3. A estrutura da informação e o hipertexto
3.1. Os diversos tipos de ligação por hipertexto
3.2. O recurso ao tipo de hipertexto apropriado no momento certo

4. Transformar conteúdos escritos para o suporte papel em conteúdos para ser lidos online
4.1. Os objetivos e os constrangimentos de uma adaptação para a Web
4.2. Identificar, selecionar e hierarquizar a informação

5. Adaptar o conteúdo editorial aos objetivos de comunicação da organização
5.1. Definir o(s) público(s) alvo e caracterizá-lo
5.2. Quais os limites da personalização

6. Definir a cadeia editorial
6.1. Objetivos de uma carta editorial
6.2. Etapas da reação e da validação

7. Os diversos tipos de conteúdos
7.1. Texto; Som; Imagem fixa; Vídeo
Gestão de redes sociais
CONTEÚDOS

INTRODUÇÃO ÀS REDES SOCIAIS
COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS
Funcionalidades básicas /Configuração de perfil/ Boas práticas
• FACEBOOK
• LINKEDIN
• TWITTER
• PINTEREST E INSTAGRAM
• OUTRAS REDES
BLOGUES E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA EMPRESAS E NEGÓCIOS
Bibliotecas, Arquivo e Documentação
CONTEÚDOS

1. INFORMAÇÃO DOCUMENTAL
2. GESTÃO DE FUNDOS DOCUMENTAIS
3. TRATAMENTO DOCUMENTAL ( DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE CONTEÚDO: INDEXAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO)
4. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
5. RECUPERAÇÃO E DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO
Gestão de Documentos de Arquivo Digital
CONTEÚDOS

Definição de “arquivo”
Identificar as principais características dos documentos a tratar e a guardar
Descrever o ciclo de vida dos documentos
Identificar unidades de arquivo
Apresentar os passos para uma boa gestão da correspondência
Dominar métodos e técnicas de organização da informação
Controlar o sistema e os processos estruturais
Aceder à informação com eficácia e eficiência
Dominar modelos de organização documental
Flexibilizar o tratamento da informação de acordo com as suas necessidades do momento.
Atendimento ao Público- Qualidade e Imagem da Câmara Municipal
CONTEÚDOS

Atendimento de excelência: padrões e formas
Alinhamento com a cultura organizacional
Tipos de fases do atendimento
A gestão da comunicação verbal e não verbal
Comunicação positiva e assertiva
Comportamento e atitude
Soft e hard skills
Tipos de conflitos e estilos pessoais de gestão de conflitos
Foco na prevenção de conflitos -a previsibilidade do comportamento
Licenciamento Zero
CONTEÚDOS

1 - Enquadramento legal
2 - Principais medidas
3 - Articulação com outros diplomas legais
4 - O balcão do empreendedor
5 - A comunicação prévia
6 - Regime especial de ocupação do espaço público, a publicidade comercial
7 - Competências municipais
8 - Alterações legislativas
Inovação, Estratégia e Valor nos serviços da Administração Local
CONTEÚDOS

1. “Valor Público""
2. Novas abordagens de resolução de problemas, no âmbito do Planeamento Estratégico com base no Valor Público;
3. Articular o Programa de Governo com as ações da Administação Local
4. Design Thinking ;
5. Articulação da estratégia com os objetivos operacionais, a gestão orçamental e a gestão de recursos humanos.
O Balcão do Empreendedor e a Plataforma SIR na perspetiva dos diferentes regimes jurídicos: RJACSR, SIR e Alojamento Local
CONTEÚDOS

1. Análise dos regimes de mera comunicação/autorização – principais requisitos;
2. Apresentação das plataformas;
3. Simulação da submissão de uma comunicação prévia/autorização na perspetiva dos diversos regimes jurídicos (RJACSR, SIR e Alojamento Local) na plataforma do Balcão do empreendedor e do SIR.
Desmaterialização de Processos: Mais Eficácia, Menos Despesa
CONTEÚDOS

– Em que consiste o E-Government; – A cooperação administrativa europeia, transposta para a ordem jurídica Nacional;
– A desmaterialização de procedimentos necessários ao exercício de uma atividade económica através do “balcão único eletrónico”, também designado de Balcão do Empreendedor;
– Os diversos Regimes Jurídicos e implicações práticas para os Municípios.
Gestão de projetos - escala intermunicipal
CONTEÚDOS

1. Contexto da Gestão de Projeto
2. Introdução à Gestão de Projeto
3. Áreas de Conhecimento
4. Estruturas Organizacionais e PMO
5. Técnicas de Iniciação
6. Técnicas de Planeamento
7. Técnicas de Execução
8. Técnicas de Monitorização e Controlo
9. Técnicas de Encerramento
10. Caso prático
Técnicas de análise e resolução de problemas
CONTEÚDOS

Enquadramento geral
Análise de preferências
Análise do Problema
A criatividade
Sair da sua zona de conforto
A política organizacional
Integrar uma solução para o sucesso da sua atividade
Plano de ação de melhoria e criação de listas de verificação de sucessos
Encerramento da ação"
Elaboração de Candidaturas - nacionais e europeias
CONTEÚDOS

1. Warm up
Introdução geral aos fundos europeus
Participar no Portugal 2030
Participar no Horizonte Europa
Construir uma proposta
Regras de participação

2. Hands on
Escrever uma candidatura
Análise de drafts planos de trabalho selecionados
Reunir manifestações de interesse
Gestão da qualidade: desenvolvimento, implementação e certificação (norma NP EN ISO 9001:2015)
CONTEÚDOS

1.Introdução: Objetivos e programa
2. Os desafios atuais e a Qualidade
2.1 Evolução da Qualidade ao longo do tempo
2.2 Conceitos básicos na Gestão da Qualidade
2.3 Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
2.4 Requisitos organizacionais dos SGQ
2.5 Vantagens, dificuldades e riscos associados aos SGQ
2.6 Os sistemas de gestão ISO/IEC e a estrutura de Alto Nível (Anexo SL)
2.7 Outros quadros de referência: modelos EFQM e CAF

3. ISO 9001:2015: principais diferenças face à ISO 9001:2008
3.1 Princípios da Gestão da Qualidade
3.2 Contexto da organização
3.2.1 Partes interessadas: necessidades e expectativas
3.2.2 Âmbito do SGQ
3.2.3 O SGQ e os seus processos
3.2.4 Gestão de processos
3.3 Liderança
3.3.1 Liderança e compromisso
3.3.2 Foco no cliente
3.3.3 Política da Qualidade
3.3.4 Funções, responsabilidade e autoridades
3.4 Planeamento
3.4.1 O pensamento baseado no risco e o Sistema de Gestão da Qualidade
3.4.2 Introdução à Gestão do Risco
3.4.3 Objetivos da Qualidade
3.5 Suporte
3.5.1 Recursos
3.5.2 Competências
3.5.3 Consciencialização
3.5.4 Comunicação
3.5.5 Informação documentada
3.6 Operacionalização
3.6.1 Planeamento e controlo operacional
3.6.2 Requisitos para produtos e serviços
3.6.3 “Design” e desenvolvimento de produtos e serviços
3.6.4 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos
3.6.5 Produção e prestação do serviço
3.6.6 Libertação de produtos e serviços
3.6.7 Controlo de saídas não conformes
3.7 Avaliação do desempenho
3.7.1 Monitorização, medição, análise e avaliação
3.7.2 Auditoria interna
3.7.3 Revisão pela gestão
3.8 Melhoria
3.8.1 Não conformidade e acção correctiva
3.8.2 Melhoria contínua

4. Programa de implementação do SGQ e sua certificação
4.1 Certificação do SGQ: o processo e o seu enquadramento oficial
4.2 Breve introdução ao Sistema Português da Qualidade
Melhor Turismo, Melhor Região
CONTEÚDOS

Novas formas e tendências de comunicação no turismo: o marketing relacional e o e-marketing; as redes sociais.
Abordar as novos instrumentos e técnicas de promoção turística.
A importância da animação turística na dinamização da oferta turística.
Perspectivas e tendências de evolução turística.
A utilização sustentável dos recursos turísticos
Marketing Digital
CONTEÚDOS

1. Estratégia Digital
2. Plataformas & Sites
3. Mobile Marketing
4. Métricas e Analytics
5. Email Marketing
6. Social Media