Objetivos
Valorização do nosso património gastronómico;
Otimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes no território;
É inquestionável que a identidade cultural dos povos, para além dos bens materiais que testemunham a respetiva evolução civilizacional, integra ainda, um vasto conjunto de recursos endógenos que moldaram ao longo dos tempos formas de viver e de estar das populações de um determinado território. A Região de Coimbra é caracterizada por uma enorme diversidade natural e paisagística, resultado, fundamentalmente, das múltiplas influências de ordem física, biológica e cultural que aqui interagiram e interagem, dispondo de uma diversidade e riqueza ao nível dos seus produtos, modos de confeção e receituário, que a CIM RC se encontra fortemente empenhada em valorizar e promover, a partir de um conjunto de programas e iniciativas concertadas de valorização da gastronomia, que atue sobre a valorização da oferta e a promoção dos produtos únicos existentes no território.
Este esforço e orientação para a valorização do nosso património gastronómico é respondido diretamente também por via de projetos ligados ao turismo, do projeto “Região de Coimbra Turismo 2020 - Promoção Integrada dos Produtos Turísticos da Região de Coimbra”, que atribui à Gastronomia uma posição de grande relevância para o posicionamento da Região, tendo em conta a sua riqueza e o seu elevado potencial diferenciador, através de ações de estruturação da oferta e de programas de ligação à origem e às cadeias de valor dos respetivos produtos endógenos, seja através de eventos, programas, visitas, “roteiros” ou ações com os chefs.
Esta riqueza encontra-se evidente na singularidade e excelência dos ingredientes e produtos gastronómicos endógenos, assim como da diversidade de eventos dedicados que se realizam por todo o território, feiras e roteiros que têm permitido, ao longo de todo o ano, e de acordo com os ritmos que a produção impõe, contribuído para animar territórios e gerar valor. O produto Turismo Gastronómico deve, portanto, funcionar como fator âncora para agregar em si inúmeras outras ofertas, que vão do artesanato, ao património edificado e à própria natureza. Estes são aspetos inseparáveis, pois a gastronomia desta região acarreta em si uma herança cultural e natural que não pode ser ignorada.
Região Europeia de Gastronomia 2021
O título de “Região Europeia da Gastronomia” é atribuído, anualmente, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) a 2 a 3 regiões distintas em cada ano e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo, as artes e a economia.
Visa também estimular o desenvolvimento de parcerias entre o setor público, o setor privado e as organizações de educação/investigação, através da colaboração com outras regiões nas atividades anuais e que envolverão a realização de atividades conjuntas com outros parceiros da rede, das diversas regiões já distinguidas como capitais.
O IGCAT compreende uma rede internacional de especialistas reconhecidos pela União Europeia, nas áreas de cultura, artes, turismo e gastronomia. Um dos objetivos base da CIMRC é contribuir para otimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes no território. Sendo a gastronomia um dos recursos com maior evidência nesta Região, a candidatura a esta distinção tornou-se um passo natural e fundamental para a Região.
A candidatura foi apresentada pela CIMRC com o apoio de um consórcio constituído por representantes de instituições académicas, instituições/entidades públicas e privadas, e contendo um calendário de fases de avaliação específicas e organizada de acordo com um programa de atividades organizadas durante o ano sob o título "Região Europeia da Gastronomia".
A gastronomia como atrativo de uma determinada região revela-se bastante relevante do ponto de vista turístico e cultural, pois apresenta novas possibilidades que nem sempre têm sido devidamente organizadas e integradas na restante oferta turística. Com esta chancela do IGCAT pretendeu-se criar um caminho comum a todos os agentes envolvidos para nos aproximarmos ao máximo da qualidade das grandes regiões gastronómicas.
Será um compromisso temporal de pelo menos 5 anos, que pretende qualificar para proteger, qualificar para transportar às gerações vindouras os segredos do passado, qualificar para se sermos cada vez mais genuínos e capazes.
O título de “Região Europeia da Gastronomia” é atribuído, anualmente, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) a 2 a 3 regiões distintas em cada ano e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo, as artes e a economia.
Visa também estimular o desenvolvimento de parcerias entre o setor público, o setor privado e as organizações de educação/investigação, através da colaboração com outras regiões nas atividades anuais e que envolverão a realização de atividades conjuntas com outros parceiros da rede, das diversas regiões já distinguidas como capitais.
O IGCAT compreende uma rede internacional de especialistas reconhecidos pela União Europeia, nas áreas de cultura, artes, turismo e gastronomia. Um dos objetivos base da CIMRC é contribuir para otimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes no território. Sendo a gastronomia um dos recursos com maior evidência nesta Região, a candidatura a esta distinção tornou-se um passo natural e fundamental para a Região.
A candidatura foi apresentada pela CIMRC com o apoio de um consórcio constituído por representantes de instituições académicas, instituições/entidades públicas e privadas, e contendo um calendário de fases de avaliação específicas e organizada de acordo com um programa de atividades organizadas durante o ano sob o título "Região Europeia da Gastronomia".
A gastronomia como atrativo de uma determinada região revela-se bastante relevante do ponto de vista turístico e cultural, pois apresenta novas possibilidades que nem sempre têm sido devidamente organizadas e integradas na restante oferta turística. Com esta chancela do IGCAT pretendeu-se criar um caminho comum a todos os agentes envolvidos para nos aproximarmos ao máximo da qualidade das grandes regiões gastronómicas.
Será um compromisso temporal de pelo menos 5 anos, que pretende qualificar para proteger, qualificar para transportar às gerações vindouras os segredos do passado, qualificar para se sermos cada vez mais genuínos e capazes.