Objetivos

Valorização do nosso património gastronómico;
Otimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes no território;
Região Europeia de Gastronomia 2021
O título de “Região Europeia da Gastronomia” é atribuído, anualmente, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) a 2 a 3 regiões distintas em cada ano e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo, as artes e a economia.
Visa também estimular o desenvolvimento de parcerias entre o setor público, o setor privado e as organizações de educação/investigação, através da colaboração com outras regiões nas atividades anuais e que envolverão a realização de atividades conjuntas com outros parceiros da rede, das diversas regiões já distinguidas como capitais.
O IGCAT compreende uma rede internacional de especialistas reconhecidos pela União Europeia, nas áreas de cultura, artes, turismo e gastronomia. Um dos objetivos base da CIMRC é contribuir para otimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes no território. Sendo a gastronomia um dos recursos com maior evidência nesta Região, a candidatura a esta distinção tornou-se um passo natural e fundamental para a Região.
A candidatura foi apresentada pela CIMRC com o apoio de um consórcio constituído por representantes de instituições académicas, instituições/entidades públicas e privadas, e contendo um calendário de fases de avaliação específicas e organizada de acordo com um programa de atividades organizadas durante o ano sob o título "Região Europeia da Gastronomia".
A gastronomia como atrativo de uma determinada região revela-se bastante relevante do ponto de vista turístico e cultural, pois apresenta novas possibilidades que nem sempre têm sido devidamente organizadas e integradas na restante oferta turística. Com esta chancela do IGCAT pretendeu-se criar um caminho comum a todos os agentes envolvidos para nos aproximarmos ao máximo da qualidade das grandes regiões gastronómicas.
Será um compromisso temporal de pelo menos 5 anos, que pretende qualificar para proteger, qualificar para transportar às gerações vindouras os segredos do passado, qualificar para se sermos cada vez mais genuínos e capazes.