logo-novoLogoCIM-stickylogo-novologo-novo
  • CIM RC
    • A CIM RC
      • Quem somos
      • Mensagem
      • Órgãos
      • Serviços
      • Canal de denúncias
      • RGPD
    • O que fazemos
      • Mobilidade e Transportes
        • Sistema de Informação ao Público
        • Região de Coimbra + PROXIMIDADE
        • Autoridade de Transportes
        • PriMaaS
        • CISMOB
        • EMBRACER
        • Estudos e Planeamento
        • Tarifários
        • Estudo viabilidade expansão SMM
      • Ambiente e Sustentabilidade
      • Assistência Técnica
      • CGEO – Centro de Competências Geoespacial
      • Cultura
      • Educação
      • Empreendedorismo
      • Europe Direct
      • Formação
      • Infrações Rodoviárias
      • Modernização administrativa
      • Planeamento
      • Proteção Civil e Florestas
      • Social
      • Turismo
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos concursais dirigentes
      • Procedimentos concursais comuns
        • Documentação útil
        • Em curso
        • Terminados
      • PEPAL
      • Regulamentos
      • Mapa de Pessoal
    • Documentação
      • Documentos Estratégicos
      • Atas
        • Assembleia Intermunicipal
        • Conselho Intermunicipal
        • Conselho Estratégico (CEDI)
      • Editais
      • Financeira
      • Transferência de Competências
      • Outros documentos
    • Agenda
    • Comunicação
      • Notícias
      • Clipping
  • Viver
    • População
    • Educação
    • Serviços
  • Visitar
    • O que visitar
    • Viagem dos Sentidos
  • Investir
    • Dinâmica Empresarial
    • Talento
    • Incentivos
    • Espacos de teletrabalho ou coworking
    • Espaços de acolhimento empresarial
    • Estruturas de Apoio ao Investimento
    • Rede de Apoio
  • Português
  • Français
  • English
C. ComprasCIMDOCSPGeográficoS.Online
  • Home
  • Notícias
  • CIM Região de Coimbra lançou projeto de cooperação entre Portugal e Espanha inspirado nas invasões francesas
CIM Região de Coimbra prepara profissionais para os impactos das alterações climáticas na saúde pública
3 Julho, 2019
Rede de Bibliotecas da Região de Coimbra prepara Plano de Ação para 2020
11 Julho, 2019

CIM Região de Coimbra lançou projeto de cooperação entre Portugal e Espanha inspirado nas invasões francesas

10 Julho, 2019
Categories
  • Notícias
  • Outros
  • Turismo
Tags
  • CIM Região de Coimbra
  • Invasões Francesas
  • Museu Militar do Bussaco
  • NAPOCTEP

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra), em parceria com o Município de Mealhada, apresentou publicamente o projeto NAPOCTEP, no dia 10 de julho, no Museu Militar do Bussaco.

A apresentação contou com um conjunto de autoridades e representantes culturais de Portugal e Espanha, entre eles o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, o diretor do Museu Militar do Bussaco, Luís Albuquerque, o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, o diretor de Turismo da Junta de Castilla y León, Javier Ramírez e o presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, Pedro Machado.

O NAPOCTEP é um projeto recentemente aprovado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal Interreg POCTEP, que visa desenvolver um produto turístico diferenciado e sustentável baseado na rica herança cultural relacionada com as Invasões Francesas.

«Este projeto cruza a valorização cultural com a dimensão turística do património e é um exemplo claro de boas práticas de cooperação entre várias entidades, aqui representadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Entidade Regional Turismo do Centro, a Direção Regional de Cultura do Centro, as Comunidades Intermunicipais e os Municípios da Mealhada, Penacova e Mortágua», salientou o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.

As futuras rotas napoleónicas, numa área que inclui a região Centro de Portugal (Beiras e Serra da Estela) e as províncias castelhano-leonesas do Oeste (Salamanca, Zamora, Valladolid, León e Ávila), irão ser muito importantes para levar emprego e riqueza a territórios de baixa densidade, referiu o presidente da CIM Região de Coimbra.

A colaboração entre entidades portuguesas e espanholas permitiu criar este projeto transfronteiriço assente nos seguintes objetivos:

  • Inventariar, sinalizar e conectar os elementos do património material e imaterial do itinerário no Espaço POCTEP para ser incluído nas Rotas Culturais Europeias do Conselho da Europa;
  • Valorizar o património cultural da época Napoleónica, gerando um produto turístico de qualidade, inovador, atrativo e gerador de atividade económica e emprego potenciado sobretudo pelo aumento do número de visitas planeadas a lugares pertencentes ao património cultural e natural relacionado, direta ou indiretamente, com a temática;
  • Desenvolver e comercializar um produto turístico de maior sustentação e coerência territorial em colaboração com as diversas entidades do setor.

Por sua vez, Javier Ramirez, diretor de turismo da Junta de Castela e Leão, destacou a capacidade do projeto de desenvolver praticamente de raiz «um produto turístico inovador, atrativo e gerador de atividade económica e emprego».

«O projeto NAPOCTEP pretende transformar o património da época das invasões francesas num produto turístico único, capaz de criar riqueza e emprego em regiões de Portugal e de Espanha que vivem confrontadas pelo despovoamento e pelo envelhecimento das populações», afirmou ainda o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, durante a apresentação.

Com uma duração prevista de dois anos, o projeto NAPOCTEP conta com um investimento total de 711 mil euros e um apoio FEDER que ascende a cerca de 533 mil euros.

A CIM Região de Coimbra é a líder do projeto que conta com a participação de parceiros portugueses (Entidade Regional de Turismo do Centro, CIM Beiras e Serra da Estrela e Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras) e espanhóis (Fundación Siglo para el Turismo y las Artes de Castilla y León, Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas SEGITTUR e Fundación Finnova).

Share
0

Related posts

9 Julho, 2025

1.ª edição do PROVE Vinho & Queijo foi um sucesso em Coimbra — Viseu recebe próxima edição


Read more
9 Julho, 2025

Região de Coimbra brilha na Expo Osaka


Read more
9 Julho, 2025

Carta Gastronómica da Região de Coimbra distinguida a nível mundial


Read more
9 Julho, 2025

Mais e melhor mobilidade com o Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra


Read more
7 Julho, 2025

CIM Região de Coimbra lidera projeto europeu para impulsionar inovação na biotecnologia


Read more
27 Junho, 2025

Região de Coimbra apresenta Rota do Medronho com experiências únicas do campo à mesa


Read more
© 2017 Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
    [contact-form-7 id="5048" title="Formulário contacto Pop"]