O Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal (CIM) da CIM Região de Coimbra elegeu hoje, por unanimidade a nova direção para o mandato 2021-2025.
Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, é o novo presidente do CI, tendo como vice-presidentes Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, e Luís Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.
Na reunião do CI, realizada hoje na sede da CIM Região de Coimbra, em Coimbra, e cujos trabalhos foram dirigidos por José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal Coimbra (Município com o maior número de eleitores), os representantes dos 19 Municípios aprovaram, por maioria, o candidato Jorge Miguel Marques de Brito para o cargo de Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal. A proposta da continuidade do atual titular do cargo será, agora, enviada ao presidente da Assembleia Intermunicipal que a levará a apreciação e posterior votação na próxima reunião deste órgão.
A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2021-2027 está entre as prioridades da nova direção do Conselho Intermunicipal que, ao longo dos próximos quatro anos, vai continuar a dedicar-se a um conjunto de metas e investimentos que traduzirão a aposta desta região na concretização da Estratégia 2030 da União Europeia, centrada nos investimentos inteligentes, sustentáveis e inclusivos, aproveitando os Fundos Comunitários.
A CIM Região de Coimbra, constituída ao abrigo da lei nº 75/2013, de 12 de setembro, é uma das maiores Comunidades Intermunicipais do País e integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.