logo-novoLogoCIM-stickylogo-novologo-novo
  • CIM RC
    • A CIM RC
      • Quem somos
      • Mensagem
      • Órgãos
      • Serviços
      • Canal de denúncias
      • RGPD
    • O que fazemos
      • Mobilidade e Transportes
        • Sistema de Informação ao Público
        • Região de Coimbra + PROXIMIDADE
        • Autoridade de Transportes
        • PriMaaS
        • CISMOB
        • EMBRACER
        • RESONANCE
        • Estudos e Planeamento
        • Tarifários
        • Estudo viabilidade expansão SMM
      • Ambiente e Sustentabilidade
      • Assistência Técnica
      • CGEO – Centro de Competências Geoespacial
      • Cultura
      • Educação
      • Empreendedorismo
      • Europe Direct
      • Formação
      • Infrações Rodoviárias
      • Modernização administrativa
      • Planeamento
      • Proteção Civil e Florestas
      • Social
      • Turismo
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos concursais dirigentes
      • Procedimentos concursais comuns
        • Documentação útil
        • Em curso
        • Terminados
      • PEPAL
      • Regulamentos
      • Mapa de Pessoal
    • Documentação
      • Documentos Estratégicos
      • Atas
        • Assembleia Intermunicipal
        • Conselho Intermunicipal
        • Conselho Estratégico (CEDI)
      • Editais
      • Financeira
      • Transferência de Competências
      • Outros documentos
    • Agenda
    • Comunicação
      • Notícias
      • Clipping
  • Viver
    • População
    • Educação
    • Serviços
  • Visitar
    • O que visitar
    • Viagem dos Sentidos
  • Investir
    • Dinâmica Empresarial
    • Talento
    • Incentivos
    • Espacos de teletrabalho ou coworking
    • Espaços de acolhimento empresarial
    • Estruturas de Apoio ao Investimento
    • Rede de Apoio
  • Português
  • Français
  • English
C. ComprasCIMDOCSPGeográficoS.Online
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Região de Coimbra tem incentivos até 25 mil euros para micro e pequenas empresas na área do comércio e serviços
Serviço de transporte flexível da Região de Coimbra é referência para oito países
10 Outubro, 2025

Região de Coimbra tem incentivos até 25 mil euros para micro e pequenas empresas na área do comércio e serviços

15 Outubro, 2025
Categories
  • Empreendedorismo
  • Notícias
Tags

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra realizou, hoje, uma sessão de esclarecimentos do Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT) da Região de Coimbra, um instrumento vital para a dinamização económica e a coesão territorial.

A sessão contou com dezenas de empresários, empreendedores, associações empresariais e técnicos municipais e focou-se nos procedimentos de candidatura e nos requisitos de elegibilidade para aceder ao apoio financeiro.

O secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, sublinhou a importância estratégica deste programa para o futuro da região, realçando que “o SIBT é mais do que um incentivo financeiro, é uma alavanca essencial para a nossa economia local, agora mais direcionado ao setor do comércio e serviços. Permite que as nossas micro e pequenas empresas inovem, se tornem mais digitais e promovam o emprego qualificado e jovem, garantindo a resiliência e a diversificação da base produtiva da Região de Coimbra”. E enfatizou: “Estes incentivos são uma oportunidade real para transformar ideias em projetos concretos e consolidar o nosso tecido empresarial, combatendo as assimetrias regionais.”

O SIBT tem como objetivo financiar projetos de investimento de pequena dimensão para a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas no território da CIM Região de Coimbra.

Na sessão, que contou também com a presença de Jorge Brandão, vogal executivo da Comissão Diretiva do PO Centro 2030, e de Hugo Serra, presidente do Conselho Empresarial da Região de Coimbra, foi destacado que o SIBT tem o propósito de impulsionar a diversificação da base produtiva regional, apoiando projetos que promovam a inovação, a digitalização e a sustentabilidade:

  • Beneficiários: Micro e Pequenas Empresas.
  • Investimento elegível: Projetos com um investimento mínimo de 10.000€ e um máximo de 50.000€.
  • Tipologias de apoio: Criação de novas empresas (com menos de 5 anos) ou expansão/modernização de empresas já estabelecidas (com 5 ou mais anos).
  • Despesas elegíveis: Incluem obras de construção ou adaptação, aquisição de máquinas e equipamentos, hardware e software, ativos incorpóreos (como certificações e registo de marcas) e serviços de consultoria especializados.
  • Taxa de financiamento: A taxa de apoio pode atingir 50% do investimento elegível, sendo particularmente incentivada a localização em territórios de baixa densidade.

As candidaturas ao SIBT decorrem até ao dia 8 de janeiro de 2026, sendo fundamental que os interessados consultem os avisos específicos no site da CIM Região de Coimbra e apresentem um plano de investimento alinhado com os objetivos do programa e as condições de elegibilidade.

Para mais informações, devem consultar a página oficial do projeto no site da CIM ou enviar email para sibt@cim-regiaodecoimbra.pt.

Share
0

Related posts

10 Outubro, 2025

Serviço de transporte flexível da Região de Coimbra é referência para oito países


Read more
8 Outubro, 2025

CIM Região de Coimbra abre candidaturas para apoiar empresas nos setores do Comércio e Serviços


Read more
29 Setembro, 2025

Parceria Europeia “Water Sensitive City” publica oficialmente o seu Orientation Paper


Read more
29 Setembro, 2025

CONFERÊNCIA RETHINK | 20 OUTUBRO | COIMBRA


Read more
17 Setembro, 2025

Região de Coimbra dá o pontapé de saída para um futuro mais verde com o projeto europeu RESONANCE


Read more
12 Setembro, 2025

Região de Coimbra certificada como Estação Náutica – A maior Estação Náutica de Portugal


Read more
© 2017 Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
    [contact-form-7 id="5048" title="Formulário contacto Pop"]